terça-feira, 31 de julho de 2012

Alerta: Golpe do Protesto está sendo aplicado em Santa Catarina


Estelionatários entram em contato com as vítimas por telefone, cobram dívida indevidamente e oferecem a possibilidade de pagá-la mediante depósito bancário

Cidadãos, comerciantes e empresários catarinenses devem voltar novamente atenção para o "Golpe do Protesto", que foi aplicado em diversas regiões do Estado no início deste ano. Os cartórios de Itajaí, por exemplo, apuraram que o golpe está sendo aplicado na cidade, que já registrou mais de uma vítima. Entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, a Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC) tomou conhecimento de mais de 10 casos, sem contar possíveis registros que possam ter sido efetuados diretamente na polícia.

Geralmente o golpista entra em contato por telefone, identifica-se como funcionário de uma assessoria de cobrança de crédito e informa que a pessoa ou empresa será protestada por ter deixado de pagar uma dívida, o que implica na possibilidade de execução judicial do débito e penhora dos bens ou, ainda, no requerimento da falência da empresa. "Além do telefonema, alguns deles montam uma intimação e encaminham por e-mail com os dados do título", explica o presidente da Anoreg/SC, Otávio Margarida.

Em Itajaí, onde uma pessoa quase foi lesada esta semana em mais de R$ 25 mil, a tabeliã Gilmara Vanderlinde Medeiros d'Ávila, do 1° Tabelionato de Protestos, informa que a suspeita é de que os estelionatários estejam retirando dados verdadeiros de editais de protestos publicados nos jornais, e utilizando-os para enganar as vítimas. Ao aplicar o golpe, o criminoso informa à pessoa o cartório para onde o título foi enviado, com o nome do tabelião, endereço e telefone fictícios. Ao ligar para o número de telefone informado, a vítima negocia com outro membro da quadrilha, que solicita um depósito em uma conta corrente, naquele mesmo dia, para impedir que o documento seja protestado.

"O cidadão acaba constatando que foi vítima do golpe quando verifica que efetivamente o título apresentado no cartório de protesto verdadeiro foi protestado, fato que prejudica sobremaneira a vítima", esclarece o presidente da Anoreg/SC. "É importante que as pessoas saibam que os tabeliães de protesto só podem intimar para pagamento no próprio tabelionato. Eles não realizam a intimação dos títulos protocolados para protesto e não fazem contato com os devedores por telefone ou e-mail", alerta Margarida.

O Presidente da Anoreg/SC também ressalta que circulam e-mails com a mesma finalidade tanto em nome de "pseudos" tabeliães de protesto, como do Serviço Central de Protesto de Títulos (SCPT), e até em nome da Corregedoria-Geral da Justiça.  Em Itajaí a tabelião Gilmara registrou Boletim de Ocorrência de caso que chegou ao seu conhecimento, para a devida investigação policial, e comunicou a Corregedoria-Geral da Justiça.

O quê fazer?

Ao receber uma cobrança deste tipo, a pessoa não deve confiar no telefone fornecido, assinala o Presidente da Anoreg/SC. "Faça uma pesquisa por conta própria, na internet ou lista telefônica, localize o telefone do Cartório citado e, aí sim, faça o contato". A tentativa de fraude deve ser registrada em uma Delegacia de Polícia. "É importante levar à Delegacia o telefone fornecido pelo estelionatário. Pode ajudar na investigação", enfatiza.

Outra dica é acessar o site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (www.tj.sc.gov.br), no ícone Vice-Corregedoria. Lá é possível encontrar os endereços e números de telefones corretos de todos os Tabelionatos de Protesto do Estado. Os Tribunais de Justiça de outros Estados também fornecem os números de telefones de seus respectivos tabelionatos.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Feira de Oportunidades abre espaço para atrações musicais e grupos folclóricos


Sempre buscando ressaltar talentos da região, Jaraguá do Sul terá um final de semana com programação eclética

Com o objetivo de prestigiar artistas locais e entreter expositores e visitantes, a Feira de Oportunidades Viacredi, em todas as suas edições, apresenta diversas atrações regionais, como grupos folclóricos e boa música.  Em Jaraguá, no final de semana dos dias 04 e 05 de agosto, não será diferente.

No sábado, as apresentações serão abertas pelo Grupo de Dança SCAR, às 15h10min, seguidos do Grupo de Dança Juvenil Escola Lilia Ayroso Oechsler, às 15h50min.  Mais tarde, além do Grupo Folclórico Regenwalde Tanzgruppe, categoria master, composto por casais, os presentes poderão acompanhar a Orquestra de Cordas Pequenos Vencedores, com trinta integrantes, entre 6 e 32 anos.

Alan Marcilio, coordenador de grupos folclóricos infantil e mirim, destaca a importância da Feira de Oportunidades: “Vários conhecidos falam muito bem da Feira. Sabemos que ela gera grandes oportunidades aos cooperados, que podem expor seu trabalho, e também proporcionam espaço artístico para grupos como nós”.

Para animar o almoço de domingo, às 12h, sobe ao palco a Escola de Música Harmonia, seguido da apresentação musical de Waldemar Mass no Bandoneon. Às 15h30min, a atração nacional, Leonan Freli. O gaiteiro infantil, com apenas 7 anos, já fez vários shows junto com o Michel Teló, inclusive, na apresentação que rendeu gravação do DVD “Na Balada”.

Com um repertório musical diversificado, a Banda Farenight, formada em 2007, encerra os dois dias de Feira, no sábado, às 22h, e no domingo, às 18h30min.


sábado, 28 de julho de 2012

Orquestra Experimental de Repertório é a atração de hoje no Feimepi

foto: Sylvia Masini

A convite do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimepi), a Orquestra Experimental de Repertório se apresenta pela segunda vez na cidade, hoje (28), às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Sob regência do renomado maestro piracicabano Jamil Maluf, o concerto terá Cláudio Micheletti como solista ao violino. A apresentação será precedida pela entrega do Troféu de Mérito Cultural Fabiano Rodrigues Lozano, às 19h, à Maluf e outros artistas locais.

 Fundada em 1990 a partir de um projeto de seu regente-titular, a orquestra já formou mais de 600 profissionais de alta qualidade que, hoje, fazem parte de diversos conjuntos sinfônicos no Brasil e no exterior. O concerto desta noite se inicia com a abertura da ópera Fosca, de Antonio Carlos Gomes, considerada pelo próprio compositor como sua obra prima. A ópera conta com as famosas fanfarras de caráter intensamente teatral, que colocam o espectador dentro da atmosfera cênica.

 Na sequência, Concerto para Violino e Orquestra, de Tchaikovsky, promete encantar o público. Para a execução dessa bela e exigente obra, foi convidado o violinista piracicabano Cláudio Micheletti, que desde 2006 integra a Orquestra Experimental de Repertório como spalla.

 O concerto segue com outra obra referente ao mundo da ópera: as Danças Polovetsianas, da ópera Príncipe Igor, de A. Borodin. Localizadas no final do segundo ato, quando o príncipe, feito prisioneiro, presencia uma dança protagonizada por belas escravas. Por seu brilhantismo, essas Danças sobreviveram à própria ópera, hoje raramente executada.

 Para finalizar a apresentação, a orquestra executa o célebre Batuque, de O. Lorenzo Fernandez. A obra de 1930 faz parte da suíte Reisado do Pastoreio e se tornou o maior sucesso da carreira de Fernandez. Arturo Toscanini, encantado com a obra, chegou a regê-la, o que contribuiu decisivamente para seu sucesso internacional.



TROFÉU – Em solenidade realizada às 19h, o criador e diretor artístico da Orquestra Experimental de Repertório, Jamil Maluf, receberá das mãos da secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese, o Troféu de Mérito Cultural Fabiano Rodrigues Lozano 2012. A honraria foi instituída pela lei municipal n° 5.736/2006, e se destina a personalidades que se destacaram na produção e promoção da cultura em Piracicaba.

Outros artistas locais também serão agraciados com medalhas de mérito cultural. André Micheletti, piracicabano que assina a direção artística e coordenação pedagógica do Feimepi pelo segundo ano, receberá a medalha em música. As demais serão entregues a Hélio Bejani (dança), Eduardo Borges de Araújo (artes plásticas), Celso Duarte (arquitetura), Ivana Negri (literatura), Laura Kiehl Lucci (artes cênicas, em memória), Willian Hussar (artes visuais) e Odete Martins Teixeira (folclore e tradições populares).

ENCERRAMENTO - No domingo (29), o 3° Feimepi encerra sua programação com duas apresentações no Teatro Dr. Losso Netto. Às 11h, haverá concerto da Orquestra e Coro do Festival. Às 20h, é a vez da Orquestra Jovem Sttutgart, com regência de Alexandre G. Adiarte subir ao palco com repertório de Bernstein, Ernst Mahle e Beethoven.

O 3º Feimepi é realizado pela Art Invest, Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Acap (Associação Cultura Artística de Piracicaba) e pelo Jornal de Piracicaba. O patrocínio é da Elring Klinger, Notip Ferramentaria, Baska, Construtora Conserv Engenharia, Banco do Brasil, Interini Móveis, Omega, Sindicato dos Metalúrgicos, Mefsa e Brasfer Sucatas. E os apoiadores do evento são a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Colégio Atlântico, Caixa Econômica Federal, governo federal, rádio Jovem Pan, programa Opinião Geral e TV USP.

SERVIÇO – Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba (Feimepi), até 29 de julho. Sábado (28): Concerto da Orquestra Experimental de Repertório, às 20h, no Teatro Dr. Losso Netto.  Domingo (29): Concertos da Orquestra e Coro do Festival, às 11, e da Orquestra Jovem Sttutgart, às 20h, no Teatro Dr. Losso Netto. Endereços: Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277). A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados duas horas do início das apresentações. Informações: (19) 3433-4952 e www.feimepi.com.br.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Polysom lança mais dois álbuns de Jorge Ben


Relançando os clássicos da música nacional, a Polysom traz de volta às prateleiras dois álbuns importantíssimos da carreira de Jorge Ben. Através da coleção “Clássicos em Vinil”, chegam às lojas “Samba Esquema Novo” (1963) e “Negro É Lindo” (1971) em vinil de 180 gramas.

Primeiro disco da carreira de Jorge Ben, “Samba Esquema Novo” já trazia alguns de seus grandes sucessos, como “Chove Chuva”, “Por Causa de Você Menina” e “Balança a Pema”. “Negro É Lindo” foi seu nono álbum, com arranjos de Arthur Verocai e duas parcerias de Jorge Ben com Toquinho, “Que Maravilha” e “Cassius Marcelo Clay”, entre outras.


Além desses, fazem parte da coleção “Clássicos em Vinil”:

Chico Science e Nação Zumbi – “Afrociberdelia”
Jards Macalé – “Jards Macalé”
Jorge Ben – “África Brasil”
Jorge Ben – “A Tábua de Esmeralda”
Rita Lee – “Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar”
Secos e Molhados – “Secos e Molhados”
Secos e Molhados – “Secos e Molhados II”
Titãs – “O Blesq Bloom”
Titãs – “Cabeça Dinossauro”
Titãs – “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas”
Tom Zé – “Correio da Estação do Brás”
Tom Zé – “Estudando Samba”
Tom Zé – “Todos os Olhos”
Ultraje a Rigor – “Nós Vamos Invadir Sua Praia”
Ultraje a Rigor – “Sexo!”

terça-feira, 24 de julho de 2012

Festival reúne nomes internacionais da música clássica em Piracicaba


Orquestra Sinfônica de Heliópolis

Até 29 de julho, Piracicaba terá 22 apresentações de orquestras, cameratas, quartetos e bandas sinfônicas do Brasil e do exterior. É o 3º Festival Internacional de Música Erudita (Feimepi), com abertura amanhã (20), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 20h. Para fazer o concerto inaugural, o maestro Sergei Eleazar de Carvalho une-se a Egildo Rizzi na regência da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Toda a programação é gratuita.

Com 91 anos de trajetória, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba trará no repertório obras de Tchaikovsky, Mozart, Rossini, Erotides de Campos, Benedito Dutra, Guido Giovanini, Germano Benencase, entre outros.

Solando ao violoncelo estará o instrumentista russo Dmitry Kouzov, professor de violoncelo na Universidade de Illinois e detentor de vários prêmios internacionais na República Tcheca, Rússia e Nova York.

O convite para a participação de Sergei se deve ao fato de a terceira edição do Feimepi prestar homenagem ao centenário de nascimento de seu pai, o maestro cearense Eleazar de Carvalho. Ele esteve à frente das maiores orquestras do mundo e trouxe para o Brasil o modelo do Festival de Tanglewood, onde foi professor de regência, e aplicou com sucesso no Festival de Inverno de Campos do Jordão, Gramado, João Pessoa e Itu.

“Participarei deste concerto de abertura com a maior satisfação e empenho”, diz Sergei. Desde 2000, ele organiza em Fortaleza o Festival Internacional Eleazar de Carvalho. “O principal legado do meu pai é o da semente que plantou, o modelo deste e de tantos outros festivais de música pelo mundo afora”, completa Sergei.

PROGRAMAÇÃO PEDAGÓGICA

Criado com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, o Feimepi conta também com uma programação pedagógica composta por masterclasses, ensaios e palestras com o melhor corpo docente já reunido no Brasil. São 16 professores brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e 12 de países como Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Suíça, Canadá e Japão.

Em 2012 participam 340 bolsistas, que vão estudar coro, violão clássico, violoncelo, clarinete, composição, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, piano, trombone, trompa, trompete, tuba, viola e violino.

Os alunos são provenientes de 23 cidades do Brasil e do exterior (Argentina e Peru). Ao todo são cinco estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Goiânia, Distrito Federal e Rio de Janeiro. A maioria vem de São Paulo, porém de municípios mais distantes de Piracicaba, como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Franca, Presidente Venceslau e Mirandópolis. Da região estão representadas Sorocaba, Campinas, Charqueada, Rio das Pedras, Tatuí, São Roque, Americana e Limeira.

No corpo docente internacional estão os instrumentistas Nicolas Koeckert, Veronique Mathieu, Anna Puig, Helga Winold, Dmitry Kouzov, Lilit Kurdiyan, Erik Higgins, Jasmin Arakawa, Benjamin Coelho, Michel de Paula e Morris Palter. Os professores brasileiros são Sergei Eleazar de Carvalho, Antônio Lauro Del Claro, Sérgio de Oliveira, Peter Apps, Natalia Larangeira, Eduardo Bello, Gabriella Affonso, Fernando José Silveira, Luiz Mantovani e Adalto Soares. De Piracicaba ministram as masterclasses Claudio Micheletti, Alexandre Razera, Emerson Teixeira, Marcelo Costa Franco, Sérgio Teixeira e Ernst Mahle.

O 3º Feimepi é produzido pela Associação de Cultura Artística de Piracicaba (Acap) e pelo Jornal de Piracicaba. São realizadores a ArtInvest e a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), por meio da Prefeitura do Município de Piracicaba. A Elring Klinger é a patrocinadora do Festival, que tem como apoiadores o Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Escola de Música de Piracicaba (Empem), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), TV USP, rádio Jovem Pan e Programa Opinião Geral.

Os números do 3º Feimepi

10 dias de evento
22 apresentações gratuitas em 5 espaços culturais de Piracicaba
Orquestras, cameratas, quartetos e bandas sinfônicas de Berlim, Polônia, São Paulo, Piracicaba, Tatuí, Americana e Rio Claro
340 alunos bolsistas de 2 países, 5 estados brasileiros e 23 cidades
Masterclasses de 14 instrumentos
12 professores estrangeiros vindos dos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Suíça, Canadá e Japão
16 professores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina


Dmitry Kouzov


PROGRAMAÇÃO DE CONCERTOS

20 de julho (sexta-feira)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto
20h | Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Regência de Egildo Rizzi e Sergei Eleazar de Carvalho
Solo de Dmitry Kouzov – violoncelo

21 de julho (sábado)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

20h | Orquestra de Metais Lyra Tatuí
Regência de Adalto Soares

22 de julho (domingo)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto

11h | Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri
Regência de Ricardo Apezzato

16h | Orquestra Sinfônica Heliópolis
Regência do maestro Edilson Ventureli
Solo de André Micheletti – violoncelo
23 de julho (segunda-feira)

Salão Nobre da Esalq - Edifício Central
12h | Palestra Uma fantástica viagem na História da Música 
Com Mariela Micheletti

Teatro Erotides de Campos
18h | Cantilena Ensemble

Teatro Municipal Dr. Losso Netto
20h | Concerto dos professores

24 de julho (terça-feira)

Salão Nobre da Esalq - Edifício Central
12h | Trio Atlântica (violino, viola e cello)

Teatro Erotides de Campos
18h | Recital de canto com Caroline Mahot (soprano - França), Jean William (tenor - Brasil) e Jasmin Arakawa (piano - Japão)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto
20h | Orquestras Sinfônica de Americana e Filarmônica de Rio Claro 
Regência de Paulo de Tarso
Solistas: Veronique Mathieu e Alexandre Razera

25 de julho (quarta-feira)

Salão Nobre da Esalq - Edifício Central
18h | Michel de Paula (flauta) e Luiz Mantovani (violão)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto
20h | Camerata Mahle
Regência de Ernst Mahle
Solistas: Fernanda Krug – violino e Alexandre Razera – viola
Coro-solistas: Raissa Amaral, soprano; Antonio Pessotti, tenor; Danilo Sarti e Norberto Vieira, barítonos; Sonia Dechen, contralto.

26 de julho (quinta-feira)

Teatro Erotides de Campos
18h | Vokalzeit Quartet

Teatro Municipal Dr. Losso Netto
20h | Concerto dos professores

27 de julho (sexta-feira)

Salão Nobre da Esalq - Edifício Central
12h | Piano Trio, com Veronique Mathieu (violino),  Andre Micheletti (cello)  e  Jasmin Arakawa (piano)
Duo de Peter Apps (oboé) e Michel de Paula (flauta)
Duo de Marcelo Costa Franco (trompete) e Gabriella Affonso (piano)

Teatro Erotides de Campos
18h | Capella Bydgostiensis

Teatro Municipal Dr. Losso Netto
20h | Quarteto Eleazar de Carvalho e professores

28 de julho (sábado)

Escola de Música de Piracicaba
11h | Concerto dos alunos do Festival

Catedral de Santo Antônio
11h | Banda Sinfônica da Escola de Música de Piracicaba
Regência de Cíntia Pinotti

Teatro Erotides de Campos
17h | Concerto de Encerramento da Orquestra de Câmera

Teatro Municipal Dr. Losso Netto
20h | Orquestra Experimental de Repertório 
Regência de Jamil Maluf 
Solo de Claudio Micheletti

29 de julho (domingo)

Teatro Municipal Dr. Losso Netto
11h | Concerto de Encerramento do Feimepi com a Orquestra Sinfônica e Coro do Festival
20h | Orquestra Jovem Sttutgart

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Grupo GPOEX apresenta O Cavalinho Azul no Shopping Park Europeu


Mais um espetáculo vai encantar a criançada de Blumenau e região. Na próxima terça-feira, 24, os pequenos poderão conferir a peça teatral O Cavalinho Azul. A apresentação fica por conta do Grupo GPOEX, de Jaraguá do Sul e acontece no Hall de Eventos do Shopping Park Europeu, a partir das 19h. As crianças que prestigiarem a peça concorrerão a brindes que serão sorteados, ao final do espetáculo, pelos apoiadores do evento.

Através da história de Vicente, a apresentação trabalha valores como amizade. O menino decide sair pelo mundo à procura do cavalo de estimação, vendido por seu pai. Na sua ingenuidade, acredita que o pangaré é azul e na busca pelo animal encontra três músicos e um palhaço de um circo falido, que vê a oportunidade de enriquecer com o cavalinho de Vicente. Com a ajuda de uma amiga que conhece na viagem, Vicente sai em busca do animal em uma jornada de muita aventura.

O projeto é realizado pelo Park Europeu juntamente com a Green Multicom + Eventos e conta com o apoio do SESC, Colégio Castelo, Ortodontista Sabrina Zange, Art Sul Decorações, Stepway Escola de Idiomas, Subway, One Store Marisol, Ri Happy, Arcoplex Cinemas, Tecnofestas e Tecnofogos.

Serviço:

O quê: Teatro Infantil Parkinho
Quando: Todas as terças, às 19h
Local: Hall de Eventos (piso térreo)
Ingresso: Gratuito
Apoio: SESC, Colégio Castelo, Ortodontista Sabrina Zange, Art Sul Decorações, Subway, Stepway Escola de Idiomas, One Store Marisol, Ri Happy, Arcoplex Cinemas, Tecnofestas e Tecnofogos.
Shopping Park Europeu
Endereço: Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1600 – Itoupava Norte – Blumenau (SC).
***Estacionamento gratuito

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Festival de Dança de Joinville - Emocionando gerações por 30 anos ininterruptos


Uma extensa programação vai homenagear grupos e bailarinos que fizeram história junto com o Festival e marcaram esta trajetória de 30 anos do evento. Diversas ações foram planejadas para comemorar e deixar registrada esta data tão significativa para o Festival de Joinville, para a comunidade, para os amantes desta arte e, consequentemente, para a dança no Brasil.

A emoção, sem dúvida, vai tomar conta do Centreventos no dia 18 de julho, ao abrirem-se as cortinas do palco principal. Não será apenas mais uma edição do Festival de Dança de Joinville, mas seu aniversário de 30 anos. Até dia 28 de julho, os mais de seis mil participantes, turistas e a comunidade joinvilense, de diferentes gerações, vão poder assistir a uma extensa e diversificada programação.

Não só os palcos principais – Arena do Centreventos e Teatro Juarez Machado – estarão repletos de muita dança, técnica, colorido e alegria, mas também as ruas da cidade, com os Palcos Abertos, vão ficar mais dançantes. As atrações convidadas para a Noite de Abertura e Noite de Gala representam uma grande homenagem a todos os grupos e bailarinos que já passaram por este palco tão cobiçado, um palco que é um verdadeiro trampolim para a carreira e o sucesso nacional e internacional de muitos deles.


Presentes especiais

Para comemorar os 30 anos do maior Festival de Dança do mundo, o Instituto Festival de Dança preparou algumas ações, presentes especiais de aniversário. Uma retribuição ao carinho e prestígio dado ao evento pelos participantes e público em geral, especialmente a comunidade joinvilense, que acolhe e apoia o Festival durante todos esses anos.

Clube Sócio Mais

Umas das grandes ações que marcam os 30 anos do evento e que vêm para ficar é a criação do Clube de Benefícios Sócio Mais. Agora, mais que um apaixonado por dança, é possível ser um sócio do maior Festival de Dança do mundo e viver essa paixão com muito mais exclusividade.

Para participar, basta fazer a adesão pelo site www.festivaldedanca.com.br, no link Sócio. Lá encontram-se todas as informações, bem como o Estatuto do Instituto Festival de Dança de Joinville. A participação no Conselho de Associados do Instituto é, talvez, o principal benefício do Sócio Mais, efetivando a participação das pessoas que se interessam por dança e pelo desenvolvimento do Festival de Joinville. Mas o associado tem outras vantagens ao entrar no clube: compra antecipada de ingressos, carteirinha personalizada, camiseta exclusiva, livro ou DVD comemorativo aos 30 anos, DVD com os melhores momentos de 2012 e crachá do evento diferenciado.

Relógio da contagem regressiva

Ele vai marcar a ansiedade e expectativa da chegada do Festival de Dança de Joinville. Diariamente, quem passar pela rua Ministro Calógeras, na altura do Supermercado Angeloni, vai poder conferir quantos dias faltam para 18 de julho, data da abertura da 30ª edição do Festival de Joinville.

Lançado no Dia Mundial da Dança, 29 de abril, o relógio vai ficar como um presente para a cidade, porque depois do evento ele será um marcador de horário e temperatura, tornando-se ainda um ponto atrativo para turistas que quiserem registrar seu momento na cidade da dança junto a um totem do Festival.

Livro 30 anos de Festival

O jornalista e escritor Joel Gehlen contará, em um livro, a caminhada do Festival de Dança de Joinville nesses 30 anos. A obra, que será lançada durante o evento, será um marco desta comemoração e deixará para os anais da história toda a importância que o Festival tem para a cidade e para a dança brasileira. O Maior Festival de Dança do Mundo será uma homenagem a todos que já passaram por este palco e que ficarão eternizados nas páginas do mais novo livro do evento.

A ideia é demonstrar que o Festival é o principal responsável pela qualificação da dança do Brasil. Ao longo de três décadas, ele atinge todos os lugares do País e por isso formou não só uma geração de estrelas da dança, mas também uma geração de trabalhadores, amantes e praticantes da dança.

O restante do País se prepara o ano inteiro e esse processo de formar conjuntos, de se organizar para estar em Joinville será evidenciado no livro. "Vamos juntar diferentes histórias desenvolvidas a partir do Festival e para o Festival. O joinvilense vai ter uma grande surpresa", destaca o autor Joel Gehlen.

Ou seja, o livro vai retratar como o Festival de Dança de Joinville é importante na questão de formação da dança no Brasil.

Festival em documentário

A emoção sempre foi o combustível do Festival de Joinville durante estes 30 anos. E ela será a protagonista de um documentário sobre a trajetória do evento. O filme – Dança e Emoção – produzido pelo cineasta Roger Robleño, também será lançado durante esta 30ª edição, em julho, e promete ser um registro diferenciado. A obra traz depoimentos de diversas pessoas que se envolveram com o Festival de alguma forma, seja no palco, nos bastidores ou na plateia.

O documentário vai mostrar nesses 30 anos de história o que é o evento hoje. Ou seja, mesmo com as dificuldades que enfrentou no passado, como se tornou um Festival firme, consolidado e consagrado. Nada mais é do que a maturidade que o evento adquiriu ao longo dessas três décadas, destacando os mecanismos que fazem acontecer o maior Festival de Dança do mundo.

Calçada da Fama

As estrelas da dança que passaram pelo palco do Festival de Joinville serão eternizadas na Calçada da Fama. Um espaço destinado aos bailarinos premiados ao longo desses 30 anos e que ajudaram a elevar o Festival de Joinville ao patamar de referência e qualidade que ele se tornou. A Calçada da Fama será inaugurada com 150 homenageados durante esta edição do Festival e ficará também como um presente para a cidade na rampa lateral do Centreventos Cau Hansen.



Noite de Abertura: uma homenagem às conquistas da dança brasileira
Ana Botafogo e Escola Bolshoi com Cecília Kerche abrem o 30º Festival de Joinville

A Noite de Abertura do 30º Festival de Dança de Joinville vai homenagear a dança brasileira. Duas divas nacionais, Ana Botafogo e Cecília Kerche, estarão no palco do Centreventos nesta noite que abre a comemoração destes 30 anos. Na primeira parte, Ana vai fazer uma homenagem à bailarina Isadora Duncan. Isadora foi a precursora do balé moderno, possuía uma atitude transgressora e espírito livre que se tornaria um símbolo para o feminismo. Na segunda parte da noite, Cecília vai se juntar ao brilhantismo da Escola do Teatro Bolshoi na estreia de um clássico do balé de repertório: "Raymonda".

Cerca de 85 alunos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil encenam o III ato de "Raymonda". Esse momento retrata uma grande festa, que acontece no parque do castelo de Jean de Brienne, e celebra o casamento de Jean e a protagonista Raymonda, interpretada por Cecília Kerche, abençoados pelo rei Andrei II. A comemoração termina com um baile húngaro em homenagem ao rei.
No palco, o público vai prestigiar dança a caráter, demi-caráter e o mais puro clássico.

Curiosidades da estreia de Raymonda

Os figurinos do III ato de "Raymonda" serão confeccionados no ateliê da Escola Bolshoi, pela estilista russa Tatiana Artamonova. A estilista promete ser fiel aos trajes bem decorados, com tecidos diferentes, desde o clássico tutu aos vestidos de corte, como no próprio Teatro Bolshoi. "Raymonda" é um balé majestoso, e para compor esse cenário a Escola Bolshoi, trabalha junto com o cenógrafo uruguaio de renome internacional, Carlos Kur.



Noite de Gala: destaque para grupos que fizeram história no Festival 
Coreógrafo Ricardo Scheir faz montagem especial para esta noite com 15 grupos

As diversas gerações de bailarinos que já passaram pelos palcos do maior Festival de Dança do mundo estarão, sem dúvida, representados pela união de 15 grupos na Noite de Gala. Sob o comando do diretor artístico Ricardo Scheir, também premiado várias vezes em Joinville, estes bailarinos se juntam para formar um espetáculo inédito, uma viagem por estes 30 anos, pautada pela emoção. Desde a dança primitiva, passando pelas crianças do Meia Ponta, o início da profissionalizaçao da dança, os clássicos do balé e o balé moderno e suas projeções. Uma rica mistura do que há de mais marcante na historia da dança e do Festival de Joinville.

Conheça, em seguida, quem são os grupos e companhias que formarão o espetáculo da Noite de Gala:



Balé da Cidade de Santos

O Balé da Cidade de Santos foi criado pela diretora e coreógrafa Renata Pacheco. Formado por 17 bailarinas da Escola de Bailado Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, sua estreia oficial foi em maio de 2004, no Teatro Municipal Brás Cubas, com o espetáculo Le Jardin Enchentée (O Jardim Encantado). Até 2004, a Cia Balé da Cidade de Santos era chamada de Corpo de Baile oficial - da Escola de Bailado Municipal de Santos, a partir de 2004, com a profissionalização, passou a chamar Balé da Cidade de Santos. Atualmente, o grupo está em cartaz com "Malandragem", utilizando canções de Noel Rosa e Adoniran Barbosa.

Durante esses anos, o Balé recebeu diversas premiações. No Festival de Joinville desde 1998, há 13 anos, recebeu mais de 20 premiações. Conquistou, em abril de 2006, o primeiro lugar no Youth America Gran Prix, em Nova York, com uma das coreografias do espetáculo Ball Masquê.


Balé Juvenil e Balé Jovem do Centro Cultural Gustav Ritter

O Centro Cultural Gustav Ritter é uma instituição pública do governo, mantida pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, que oferece os cursos de dança, música, e teatro. A escola atende um grande número de crianças carentes, que não teriam outra oportunidade de estudar em uma escola de artes, com cursos em áreas tão diversas.

O Balé Juvenil e o Balé Jovem do Centro Cultural Gustav Ritter, foram criados em 1996 pela professora Simone Malta, na cidade de Goiânia, com o intuito de representar o estado de Goiás. Inicialmente, o grupo era composto por 15 bailarinos, e atualmente conta com 30.

A escola participa também de vários festivais de dança dentre eles: Prêmio Roseta Mauri na Espanha, Danza America na Argentina e Youth America Grand Prix, em Nova York. Neste ano, o bailarino Adhonay Soares da Silva ganhou, no YAGP, medalha de ouro na categoria júnior e quatro indicações de bolsas. O Centro Cultural Gustav Ritter participa do Festival de Dança de Joinville desde 2001.


Cia de Dança Vera Passos

A Cia de Dança Vera Passos, de Fortaleza (CE), é composta por 21 bailarinos e há vinte e três anos realiza um trabalho de excelência artística. Com uma intensa e marcante atuação na dança cênica local, nacional e internacional, a companhia conquistou importantes prêmios em conceituados Festivais de Dança. No Festival de Joinville, participa há 23 anos. Entre suas conquistas estão: 14 premiações no Festival Internacional "I Love Dance" (EUA) e 36 premiações no Festival de Dança de Joinville, sendo os mais recentes conquistados em 2011: 1º Lugar na Categoria Sapateado Sênior, 2º Lugar na Categoria Jazz Sênior e 3º Lugar na Categoria Sapateado Avançado.

Em 2008 e 2011, a Cia de Dança Vera Passos foi indicada à Melhor Grupo do Festival de Joinville e, em 2009, a Academia recebe seu devido reconhecimento sendo citada no discurso do Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, durante a cerimônia de abertura, por pertencer ao rol dos sete grupos mais premiados na história do Festival.


Companhia de Dança Millenium

Há 10 anos, a Companhia de Dança Millennium participa do Festival de Dança de Joinville.
A companhia foi fundada em 1997, em Itajaí (SC), tendo como idealizador e fundador o dançarino, professor e coreógrafo Thurbo Braga. O grupo é composto por 27 dançarinos, um coreógrafo e um coordenador.

Millenium participa do Festival de Joinville há 10 anos. Das 41 participações em competições, sendo elas de nível nacional e internacional, conquistou 37 primeiros lugares.


Cristina Cará Cia de Dança

A companhia foi criada em 1984, em São José dos Campos, e conta atualmente com 15 bailarinos. O grupo participa do Festival de Joinville há 22 anos, tendo acumulado 34 premiações. Entre elas, a indicação de melhor grupo do festival e, em 2005, a coreógrafa Cristina Cará recebeu o prêmio de melhor coreógrafa do Festival de Dança de Joinville. A companhia foi premiada em três edições consecutivas (2006, 2007 e 2008) no YAGP – Youth American Grand Prix –, em Nova York, tendo em 2006 ficado em segundo lugar.


Dança de Rua do Brasil *
Companhia profissional convidada – não compete mais no Festival de Joinville

O Grupo Dança de Rua do Brasil, de Santos (SP), é o primeiro grupo profissional sul-americano do gênero, sendo o veículo de divulgação do Projeto Nacional Dança de Rua, com núcleo na Secretaria de Cultura de Santos, através da Prefeitura Municipal. Surgiu em 1991, com a finalidade de elevar e divulgar a Dança de Rua no país, tornando-a um estilo de dança digno e respeitado.

O Grupo Oficial possui um repertório de coreografias premiadas, com dezenas de títulos conquistados, dentre eles 27 primeiros lugares consecutivos em competições. Aclamado pela crítica especializada: "Prêmio ABF" como o "Melhor Grupo de Show da América Latina".

De 1991 até 1994 o grupo era misto, mas a partir de 1995 sua formação ficou conhecida e notória somente com homens. Umas das participações mais marcantes do Dança de Rua do Brasil no Festival de Joinville foi em 1998, com a coreografia "Homens de Preto".


D-Efeitos

A história do D-Efeitos teve início quando Andre Bidu, dançarino viciado em música e pesquisador desde 2003, conheceu o gênero musical Glitch. A ideia começou a ser moldada em 2008 e de lá para cá, o D-Efeitos acumula diversas premiações, entre elas, o tricampeonato no Festival de Dança de Joinville, considerado pelo Guinness Book o maior do mundo. Faz parte da essência D-Efeitos juntar a qualquer apresentação elementos da Glitch Art – cores vibrantes e sensação futurista, meio nerd e não-cool. Na década de 90, o termo surgiu para categorizar a exploração dos erros como ferramenta de expressão artística e assim se consolidou, como um padrão estético da era digital.


Escola de Dança Petite Danse

Há 23 anos, a Escola vem desenvolvendo trabalhos artísticos e culturais através da dança. A Cia Petite Danse obteve diversos prêmios. Como expoente, o prêmio de "Medalha de Ouro" no Grand Prix de Lausanne, na Suíça, e "Melhor Bailarina" no Grand Prix de Nova York, nos EUA, ambos com a bailarina Mayara Magri, que também já ganhou como melhor bailarina no Festival de Dança de Joinville.

Atualmente, muitos ex-alunos atuam profissionalmente em importantes Cias de Dança pelo mundo, como: San Francisco Ballet – Califórnia, EUA, Cia de Bailados de Lisboa, Portugal, Royal New Zealand Ballet – Nova Zelândia, Cia do Royal Ballet - Londres, Inglaterra, Cia do Houston Ballet – EUA, John Cranko School – Stuttgart, Alemanha e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Desde 2004, participa do Festival de Dança de Joinville, tendo como principais destaques as premiações de Melhor Grupo, em 2011, e Melhor Bailarina para Mayara Magri, em 2010.


Especial Academia de Ballet

Instituição com 40 anos de tradição no ensino da dança no Brasil, fundada por Aracy de Almeida: primeira Bailarina do Theatro Municipal de São Paulo e professora principal dessa instituição por mais de 30 anos. Atualmente, o grupo está sob a direção artística de Guivalde de Almeida. O grupo é um dos membros mais antigos da Royal Academy of Dance, sediada em Londres, e tem em seu currículo o maior índice de aprovações nos exames desse método no Brasil.

Em 1985, foi criado o Grupo Especial e posteriormente o Especial Grupo de Danças Clássicas de São Paulo, formado por alunos estudantes, campeões em muitos festivais. Em 2002 foi considerada a "Melhor Escola de Dança do Brasil". Representando o Brasil, a escola trouxe para o país importantes prêmios internacionais. No Festival de Joinville, a Especial Academia de Ballet já dança há 24 anos.


Grupo de Dança da Academia Corpo Livre

Foi fundado em 1994, na cidade de Joinville e conta com 127 bailarinos, sendo 75 integrantes nos grupos oficiais e o restante em grupos diversos. Participa do Festival de Dança de Joinville desde o ano de 1999. O grupo tem a coordenação da coreógrafa e proprietária da Academia Corpo Livre Liliana Vieira Kohn. Durante seus 18 anos de atividade, o Grupo de Dança da Academia Corpo Livre acumula diversas participações em vários festivais, com muitas premiações em seu currículo.


Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza

O grupo foi fundado em 21 de fevereiro de 1991, em comemoração ao centenário de Nova Veneza, com a finalidade de divulgar os usos, costumes e tradições dos imigrantes italianos que fundaram a cidade, marcando fortemente a história de seu povo com suas raízes. Com esses objetivos o grupo mantém hoje 114 dançarinos, distribuídos em cinco categorias: infantil, júnior, sênior, adulto e terceira idade.

Como lema, o grupo afirma que "a vida começa com os antepassados e se perpetua com seus descendentes, por isso, um povo que não tem cultura e tradição, morre em cada geração, não sabe de onde veio e nem para onde vai". No Festival de Joinville, o grupo marca presença desde 2004.


PavilhãoD

O Pavilhão D Centro de Artes, escola de origem da Cia Pavilhão D, foi fundado pelo professor e coreógrafo Ricardo Scheir em 24 de janeiro de 1996, em São Paulo. Parte do resultado do trabalho do Pavilhão D pode ser acompanhada nas participações da escola nos grandes festivais de dança. Foram cerca de 3000 premiações, entre elas a de melhor coreógrafo do Festival de Dança de Joinville, conquistados em 2000 e 2004, além de três revelações no referido evento nos anos de 2001, 2002 e 2007 e por duas vezes o melhor bailarino do festival, em 2007 e 2010. Além disso, em abril de 2006, uma aluna de sua escola, Isabela Maylart, conquistou o Grand Prix do Concurso YAGP de Nova York.

Na 28ª edição do Festival de Dança de Joinville, recebeu o prêmio de "Melhor Grupo do Festival". No ano de 2011, foi o vencedor do Grand Prix Brasil, em Paulínia, na categoria Avançado.


Raça Cia. de Dança de São Paulo*
Companhia profissional convidada – não compete mais no Festival de Joinville

Em quase três décadas de trabalho ininterrupto passou por todas as provas, trânsito e estilos diversos. Ao longo destes anos, teve uma proposta de trabalho que consegue sensibilizar e despertar unanimidade do público e da crítica. Foi chamada a habitar o imaginário de duas gerações de bailarinos acordando neles a percepção de modo distinto de abordar a dança. Uma companhia brasileira, não pelas suas propostas temáticas e sim porque seus corpos exalam brasilidade. Sua fundadora, Roseli Rodrigues, soube imprimir na Cia. uma marca indelével, a vitalidade.

Mas a dança da Raça não é de vitalidade apenas física; existe no corpo da companhia paulista o palpitar de uma vitalidade de inteligência emocional, uma dança de fibra jovem, coração forte e pulmões aeróbicos respirando as dinâmicas transitórias do universo urbano, e é com esta vitalidade que a "Raça" traduz a dança do Brasil de hoje. O Festival de Dança de Joinville conta com a participação da Raça Cia de Dança de São Paulo desde 1984, até hoje, entre apresentações, competições dos Grupos da Escola, cursos, júris, seleções e Conselho Artístico com Roseli Rodrigues.


Sheila´s Ballet

A escola foi fundada em 1996, na cidade de Piedade-SP, pelas irmãs e coreógrafas Sheila e Helga Santos. Hoje possui uma filial em Sorocaba. Ao longo dos anos, o trabalho vem sendo reconhecido em diversas vertentes e o grupo vem se destacando. Foram mais de 400 premiações em festivais e em Joinville - onde participa há 12 anos - mais de 40, sendo cerca de 20 em "primeiro lugar". O grupo também venceu o Festival de Dança de Joinville em Paulínia – Grand Prix Brasil – na categoria infantil.

Internacionalmente, a escola conquistou o terceiro lugar no Youth America Grand Prix, em Nova York, com a Dança Irlandesa. Também com esta modalidade, o grupo foi convidado a participar de um evento em Moscou com organização da UNESCO.


Soma3 Grupo de Dança

Soma3 é um grupo de dança contemporânea criado em 2007, em Curitiba, pelo coreógrafo Airton Rodrigues. Atualmente, integram o grupo: Clarissa Cappellari e Patrícia Machado (bailarinas) e Airton Rodrigues (coreógrafo). Desde 2007, o Soma3 participou de quatro edições do Festival de Dança de Joinville: 2007, 2008, 2010 e 2011.

As premiações no Festival de Joinville: em 2007 - 1º lugar duo avançado, em 2008 - 1º lugar duo avançado e 2º lugar solo feminino avançado. Em 2010 - 2° lugar solo masculino avançado, e em 2011, o 1º lugar duo avançado.



Informação continua em alta nesta edição

Guia do Festival em Tablet

O Festival de Dança, além de acompanhar as tendências e se modernizar na teoria e na prática, ele também inova quando o assunto é tecnologia. Para esses 30 anos, quem quiser poderá visualizar o Guia 2012 do Festival de Dança em Tablet. Totalmente interativo, será possível ver fotos, trechos de espetáculos (em vídeo) e áudios com depoimentos e explicações de determinadas atividades que fazem parte da programação do evento. O aplicativo estará disponível para Android, Ipad e Smartphone.

Atualização Ipad e Iphone

Além de acompanhar o Festival nas redes sociais - Twitter e Facebook -, é possível acessar a programação do evento, fotos dos espetáculos e notícias no aplicativo do Festival de Joinville. Eles estarão disponíveis em tempo real. Também será possível compartilhar as imagens e todas as novidades do evento durante a 30ª edição.

Guia em braile

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival fará um Guia em braile em parceria com a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi). É mais uma preocupação do evento com a inclusão social. Ele poderá ser encontrado em alguns pontos da cidade, além da secretaria do Centreventos Cau Hansen.

Antes dos espetáculos, os recados institucionais e serviços terão uma versão em Libras – Linguagem Brasileira dos Sinais. Tudo para que o cidadão tenha acesso à arte e cultura.


Campanha traz o tema "Emocionando gerações"

A dança como instrumento de transformação pessoal e de libertação das emoções une gerações no maior palco de todos: o palco da vida. E neste jogo de relações afetivas, em que se constroem muitas descobertas de si e do outro, a agência Mágica, responsável pela campanha dos 30 anos do Festival, propõe retratar de forma emotiva o encontro entre diferentes gerações que estiveram envolvidas com o Festival de Dança.

O conceito Emocionando Gerações retratará a linha evolutiva do Festival em anúncios que mostram o evento por ângulos diferentes. Reforçando a relação de envolvimento com a comunidade onde está inserido, a campanha traz momentos marcantes desses 30 anos de história: mãe e filha que participaram do Festival; a família que cedeu sua casa como alojamento para o evento; diferentes gerações que se encontram num mesmo palco e outras histórias igualmente emocionantes.


Mostra Competitiva, Meia Ponta e Noite dos Campões recebem o público na Arena do Centreventos Cau Hansen e Teatro Juarez Machado

Quem vem assistir às apresentações do Festival de Dança de Joinville sempre tem seus gêneros e grupos favoritos e, por isso, espera ansioso pelas novas performances nos palcos do Centreventos e do Juarez Machado, no caso do Meia Ponta. O retorno dos grupos que se destacaram na edição anterior, aqueles que tentam novamente chegar ao topo e mais os grupos que pela primeira vez vêm ao Festival de Dança formam o conjunto de atrações destas disputadas noites.

Neste ano, 2.579 coreografias de 695 grupos foram inscritas para participar da Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos. A seletiva realizada de 14 a 22 de maio, vai definir quem destes grupos irá subir ao palco do Festival de Joinville nesta edição tão especial, de 30 anos.

A Mostra Competitiva este ano acontece de 19 a 22 e de 24 a 27 de julho. Já o Meia Ponta será realizado nos dias 20 e 21 de julho e a Tarde dos Campeões no dia 22.

A Noite dos Campeões, dia 28, reúne os primeiros lugares da Mostra Competitiva, com apresentação de suas coreografias e entrega de troféus. Estes grupos também recebem subsídio do Instituto Festival de Dança para permanecerem na cidade até o dia 29. Recebem ainda destaque e premiação os escolhidos como Melhor Grupo (troféu e R$18 mil), Coreógrafo Revelação (viagem de uma semana para o exterior para participar de um evento relacionado ao seu gênero), Melhor Bailarina, Melhor Bailarino e Bailarino Revelação (todos recebem medalha de ouro e R$6 mil).


Mostra Contemporânea de Dança traz 10 companhias de sete Estados brasileiros e uma da França

Dez companhias profissionais, com 10 coreografias, de sete Estados brasileiros e uma da França se apresentarão no palco do Teatro Juarez Machado, na Câmara de Vereadores e na Feira da Sapatilha, entre os dias 19 e 27 de julho, mostrando a diversidade conceitual da produção nacional.

A Mostra Contemporânea de Dança teve 102 trabalhos inscritos em 2012. A Mostra não é competitiva e recebe as companhias profissionais selecionadas e convidadas pelo Instituto Festival de Dança, com cachê e demais despesas pagas. A programação inclui espetáculos inéditos ou não e conta também com workshops gratuitos, com parte das vagas destinadas aos setores ligados à dança em Joinville e o restante delas aos participantes inscritos nos demais eventos do Festival.

As companhias convidadas são:

Renato Vieira Cia. De Dança, de Rio de Janeiro, com a coreografia "Rizoma".
Cia. Dita, de Fortaleza, com a coreografia "De-vir".
Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, com a coreografia "As canções que você dançou pra mim".
J. Gar. Cia Dança Contemporânea, de São Paulo, com a coreografia "Interlúdio".
Cosme Gregory, de Joinville, com a coreografia "O silêncio da casa".
João Rafael, de Salvador, com a coreografia "Bolero de 4".
Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial, de Curitiba, com a coreografia "Cavalo".
Grupo Estado Dramático, de Salvador, com a coreografia "Casa de Ferro".
Strondum, de Uberlândia, com a coreografia "Carcaça – parte 2".
Cie. À Fleur de Peau, da França, com a coreografia "Villa-Fantaisie Onirique".


Mais de 1.800 vagas para quem quer se aprimorar

O Festival de Dança de Joinville já se consolidou como um espaço voltado à reflexão e ao aprimoramento de estudantes e profissionais da dança. Este ano, mais de 1.800 vagas são oferecidas nos Cursos e Oficinas, Seminários de Dança, Fóruns e Workshops Coreográficos.

Cursos e Oficinas

Apenas nos Cursos e Oficinas são 1250 vagas distribuídas em 42 turmas, englobando desde o balé clássico até jazz, contemporâneo, sapateado e dança de rua. Trata-se de uma ampla programação didático-pedagógica conduzida por professores especializados que são referência em dança no País e no exterior.

Entre os destaques deste ano está a oficina de Figurinos e Adereços, com a professora Rosa Magalhães, o curso de sapateado com o bailarino, sapateador, professor e coreógrafo norte-americano Steven Harper e o curso Residência em Dança com Mário Nascimento.

Para quem curte a cultura urbana, a oportunidade é se inscrever no curso com Octávio Nassur. Além disso, outros nomes de referência no cenário da dança vêm para compor a grade de programação de cursos como Makena Milani (Balé Clássico para iniciante) e Luciana Bicalho (Dança Contemporânea - intermediário).

Seminários de Dança – Ano 6

Voltados para o público acadêmico (universitários, educadores, pesquisadores, profissionais e artistas da dança), os Seminários de Dança chegam à sexta edição com o tema "E por falar em CORPO PERFORMÁTICO". O evento, que acontece de 25 a 28 de julho na Câmara de Vereadores, busca articular o fazer e o dizer sobre processos de construção e visualidades assumidas pelo corpo, do corpo e no corpo de diferentes discursos contemporâneos em dança. Ao total, 14 palestrantes convidados – todos pesquisadores na área – irão conduzir as conversas e práticas. Ao todo, 400 vagas estão abertas aos interessados.

A Comissão Organizadora do Seminários de Dança 6 está a cargo da professora/doutora Sigrid Nora (UCS/RS), juntamente com a professora/doutora Maria Bernadete Ramos Flores (UFSC/SC). Durante o Seminários de Dança 6 também será lançado o livro "Seminários de Dança 5 – Criação, ética, Pa...ra..rá...pa..ra..rá – modos de criação, processos que deságuam em uma reflexão ética", resultado das discussões desenvolvidas no ano passado.

Workshops Coreográficos

Já nos Workshops Coreográficos, as companhias convidadas para a Mostra Contemporânea de Dança dividem com os participantes, no dia seguinte ao da apresentação, os questionamentos e estudos que norteiam seus trabalhos. Ao todo são 30 vagas disponíveis. Os workshops são gratuitos, com parte das vagas destinadas aos setores ligados à dança em Joinville e o restante delas aos participantes inscritos nos demais eventos do Festival.

Este ano, os Workshops Coreográficos serão na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil – anexo ao Centreventos Cau Hansen.


Palcos Abertos

Eles já são marca registrada do Festival de Dança de Joinville. Instalados em espaços não-convencionais, como praças e shopping centers, os Palcos Abertos propiciam aos moradores locais e visitantes, espetáculos gratuitos de qualidade. Este ano, também como parte das comemorações dos 30 anos, os Palcos Abertos vão ganhar as estradas e se instalar nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul e Pomerode, dando oportunidade para quem não pode comparecer ao evento em Joinville. As coreografias são inscritas por grupos de todo o país e passam pela análise criteriosa da Curadoria Artística do Festival - o mesmo crivo a que são submetidos os candidatos à Mostra Competitiva e Meia Ponta.

Em Joinville, os Palcos Abertos serão instalados, este ano, nas praças Nereu Ramos, Tiradentes e em Pirabeiraba, além dos shoppings. Haverá ainda visitação em hospitais públicos.


Dança Comunidade

O Dança Comunidade será realizado nos dias 23 e 24 de julho, com dois focos: dança em projetos sociais e a dança educação. Para direcionar os trabalhos, foram convidadas as profissionais Carmen Luz e Uxa Xavier que têm como objetivo interagir e trocar informações entre palestrante x público ou público x público.

Carmen tratará o tema "Para a Poesia e a Miséria das Cidades (proposições performáticas)" e Uxa "Dança e comunidade, uma troca de experiências", cuja proposta é abrir um espaço para que os participantes troquem entre eles suas ações e dificuldades no desenvolvimento e continuidade da linguagem de dança em projetos sociais.


Rua da Dança

É na Rua da Dança que você pode assistir apresentações gratuitas e, quem sabe, até ensaiar alguns passos com bailarinos e coreógrafos. Durante todo o dia, diferentes grupos sobem ao palco, mostrando um pouco da cultura da dança.

No sábado, 21 de julho, é o dia de reunir a família e curtir a Rua da Dança, na Estação da Memória, que terá atividades diferenciadas interagindo com o público o tempo inteiro. Quem quiser, também pode aproveitar a Feira de Artesanato e ainda o Mercado de Pulgas, um espaço com venda de discos, brechó, artigos decorativos, entre outros.

Encontro das Ruas

Diferente dos anos anteriores, o Encontro das Ruas não será competitivo nesta edição. Será uma confraternização reunindo grandes nomes da cultura urbana, com apresentações de batalhas, DJ’s e oficina de grafitti para a comunidade.

É um espaço onde haverá oportunidade de mais interação com o público. É um momento de celebrar a cultura hip hop reunindo pessoas de todas as idades, amantes e profissionais desta arte vinda dos guetos. Nos dias 21 e 22 de julho você tem um encontro marcado, uma festa para comemorar o Encontro das Ruas.


História, reconhecimento, emoção!

O Festival de Joinville contabilizou mais de 110 mil participantes que já entraram para a história do Festival até a edição anterior, de 29 anos ininterruptos de realização. Por aqui já passaram grandes personalidades da dança, e outros nomes importantes no cenário nacional e mundial também viram suas carreiras deslancharem com a participação no evento. Os bailarinos e grupos em geral evoluíram junto com o Festival, que também foi crescendo, se consolidando e se tornando cada vez mais referência quando o assunto é dança, especialmente no quesito didático. O desenvolvimento foi tanto que o Festival de Joinville é reconhecido – desde 2005 – como o maior e mais importante evento do gênero no País e maior do mundo, segundo o Guinness Book.

Nos últimos anos, o evento vem sendo realizado em 11 dias, proporcionando mais de 220 horas de espetáculos – das quais pelo menos 170 são gratuitas. Os bailarinos que vêm até Joinville nesse período, além de realizarem sonhos apresentando seus talentos nos palcos do Centreventos, aproveitam para aprimorar suas técnicas participando da programação didática, que inclui cursos, oficinas, workshops coreográficos, fóruns e seminários. Mesmo os que não vêm para dançar, garantem seu lugar no Festival justamente para participar desta programação, que garante suporte técnico e teórico para os bailarinos estudantes da dança.


Serviço

30º Festival de Dança de Joinville
Onde: Joinville (SC)
Quando: de 18 a 28 de julho
Ingressos à venda a partir 28 de junho pelo site do festival ou diretamente na bilheteria do Centreventos Cau Hansen – Joinville (SC)
Informações: (47) 3423-1010 (Instituto Festival de Dança de Joinville)
Saiba mais: www.festivaldedanca.com.br

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Rael da Rima vence estúdio Windows e grava CD pela Trama



Parceria da Microsoft com a empresa de música Trama, a ação Estúdio Windows divulgou durante os últimos quatro meses oito artistas nacionais por meio de shows ao vivo, exibidos quinzenalmente na página do Windows no Facebook. Nesta semana, após apuração dos votos, o cantor e MC Rael da Rima foi anunciado vencedor - recebeu mais de 11.600 votos dos internautas - e agora poderá gravar um CD inédito pela gravadora.

Também participaram da ação assinada pela agência Wunderman as bandas Dance of Days, Hateen, A Banda Mais Bonita da Cidade, Móveis Coloniais de Acaju, e os artistas China, BluBell e Karol Conká. Eles foram escolhidos para participar do projeto pela forma como usam a tecnologia para criar, produzir, se relacionar com os fãs e divulgar o seu trabalho.

“Nosso objetivo com a iniciativa foi abrir novas possibilidades para a música por meio das interações pelo computador”, explica a gerente-geral da Windows, Priscyla Alves. De acordo com João Marcello Bôscolli, presidente da Trama, os artistas convidados passavam o dia todo no estúdio e agora o Rael ganhará os masters – gravação original do programa – de presente. “Isso vai se transformar em um álbum virtual para download, com capa e tudo mais para as pessoas baixarem”, completou.

Com o conceito “Novos sons, novas possibilidades”, o Estúdio Windows é divulgado por meio das redes sociais e dos canais da marca Windows. “Com esta ação, aproximamos a marca do público conectado e consolidamos as suas propriedades digitais como uma plataforma de entretenimento e tecnologia”, afirma Eduardo Bicudo, presidente da Wunderman.

A partir desta semana também serão disponibilizados novos conteúdos da plataforma digital. No serviço SkyDrive da Microsoft, por exemplo, os internautas poderão baixar gratuitamente a coletânea Estúdio Windows, com a música mais votada de cada participante: “Quem já perdeu um sonho aqui?” (Hateen), “Linda, a dor não é tão glamourosa assim afinal” (Dance of Days), “Música” (Blubell), “Se eu corro” (A Banda Mais Bonita da Cidade), “Programador computador” (China), “Tempo” (Móveis Coloniais de Acaju), “Ela me faz” (Rael da Rima) e “O mundo é seu” (Karol Conká).

Outra novidade é um videoclipe com uma música formada a partir de trechos das músicas apresentadas nos shows dos artistas. O mashup é assinado pelo DJ e produtor musical Maestro Billy – um dos criadores do programa Pânico, da rádio Jovem Pan, e DJ do Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Confira os melhores momentos em www.estudiowindows.com.br e para baixar a coletânea Estúdio Windows, acesse: https://skydrive.live.com/?cid=ea7c8e2b6911c5a2

A criação da ação é de João Paulo Martins, Rodrigo Zanchini, Camila Piagge e Bruno Mendonça, com direção de criação de Adriano Abdalla.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

História em quadrinhos é tema de workshop gratuito em Piracicaba



O CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), localizado no Engenho Central, vai abrigar o workshop gratuito Processo de Criação da HQ Fade Out: Suicídio sem Dor – Roteiro, Desenho e Cores. A aula acontece no dia 21 de julho, das 15h às 17h, e as inscrições estão abertas pelo e-mail contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

São 40 vagas para o público a partir dos 13 anos. Para manifestar interesse é necessário informar no corpo do e-mail o nome completo, idade, endereço, telefone e RG. Para menores de 18 anos é necessária carta de autorização, assinada por um responsável legal.

Lançado em junho na sede do CEDHU Piracicaba, a história em quadrinhos Fade Out – Suicídio sem Dor foi concebida originalmente como roteiro de cinema. Ela é assinada pelo roteirista Beto Skubs, pelo desenhista Rafael de Latorre e pelo colorista Marcelo Maiolo.

A transformação do roteiro em HQ se deu graças a um prêmio do Estado de São Paulo para produção de histórias em quadrinhos, o ProAC (Programa de Ação Cultural). O workshop integra a programação do 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que será aberto em 25 de agosto, e é realizado em parceria com a Prefeitura do Município de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural.

Para que os participantes tenham acesso às várias etapas de produção da história em quadrinhos, os artistas gráficos dividiram em três eixos o encontro do dia 21. Na aula sobre roteiro, Beto Skubs vai explicar como acontece a adaptação de uma obra concebida para o cinema em história de quadrinhos, além de abordar o processo de criação de cenas, estrutura, diálogos e personagens.

Na pauta do processo de desenho, sob os cuidados de Rafael de Latorre, serão transmitidos conceitos sobre concepção visual dos personagens, layout das páginas a partir do Photoshop, posicionamento dos balões, finalização da página a lápis, entre outros assuntos.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer temas relacionados ao processo de colorização, com Marcelo Maiolo. Ele vai comentar, entre outras coisas, como funciona a colorização digital, a criação da paleta levando em conta os aspectos psicológicos, a utilização da luz, a modelagem dos volumes em diferentes estilos e os tipos de ferramentas digitais e softwares.

A HISTÓRIA

De ritmo ágil, divertido e com muitas referências à cultura pop, cinema, TV e música, a HQ Fade Out: Suicídio sem Dor traz a história de Kurt, que quer se matar, mas tem problemas morais, religiosos e familiares. Como pode se matar sem que os amigos pensem que é um bunda mole? Quando encontra pistas de um serial killer em atividade, Kurt tem a oportunidade de refletir sobre sua própria vida e questões práticas da sua existência.

SERVIÇO – O workshop Processo de Criação da HQ Fade Out: Suicídio sem Dor – Roteiro, Desenho e Cores acontece no CEDHU Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba-SP). Dia 21 de julho, das 15h às 17h. Mais informações: (19) 3403-2620.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Ultraje a Rigor e Raimundos gravam álbum em parceria



Reunir sucessos de uma grande banda não é tarefa fácil. Fazer isso em um único CD com dois grupos do peso de Ultraje a Rigor e Raimundos pode parecer impossível. Mas não é. Esse ano esses dois grandes nomes do rock nacional lançam um álbum em parceria pela Deck.

O disco é composto por 14 faixas e traz alguns dos sucessos dessas bandas, como “Ciúme”, “Inútil”, “Eu Quero Ver O Oco” e “Selim”. Porém, as músicas do Ultraje a Rigor serão interpretadas pelos Raimundos e vice-versa. O álbum tem lançamento previsto para esse mês.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Teatro infantil no Shopping Parque Europeu segue com o espetáculo “No país dos dedos gordos”


Foto referente à primeira apresentação da temporada teatral do shopping: "Lili reinventa Quintana"

A fantasia propiciada pelos livros infantis sai do papel e torna-se realidade no Shopping Park Europeu. Com duração de 18 semanas, a temporada teatral continua, na próxima terça-feira, 10, às 19h, com a apresentação da peça “No país dos dedos gordos”, de Rubem Alves. O trabalho será comandado pela Cia Alma Livre com a participação da atriz Mery Petty, uma das fundadoras do grupo.

O espetáculo conta a história de um mestre cuca que aparentemente surge para dar uma aula de culinária. Alegre e simpático vai contando, interpretando e preparando alguns quitutes em cena. A história se passa em um país em que todos tinham tempo e gosto para desenvolver artes e ciências que fazem alegrar o coração. No entanto, algo inesperado acontece no reino e assim, rei, rainha, bruxas e fadas se envolvem numa trama incrível em que a cura de uma deformação acontece pela própria busca da anormalidade. Rubem Alves, o autor da história, é um crítico do sistema educacional no Brasil e o texto é um apelo para que se repense alguns conceitos na educação.

O evento, com entrada gratuita, acontece toda a terça-feira no Hall de Eventos do shopping, localizado no piso térreo do empreendimento. Nas próximas semanas, os pequenos poderão conferir as peças: O lobo do mar, O cavalinho azul e o Mágico de OZ. O projeto é realizado pelo Park Europeu juntamente com a Green Multicom e conta com o apoio do SESC, Colégio Castelo, Ortodontista Sabrina, Art Sul Decorações e Subway.

O que: Teatro Infantil no Shopping Park Europeu
Quando: Todas as terças, às 19h
Local: Hall de Eventos (piso térreo)

Ingresso: Gratuito
Apoio: SESC, Colégio Castelo, Ortodontista Sabrina, Art Sul Decorações e Subway
Shopping Park Europeu
Endereço: Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1600 – Itoupava Norte – Blumenau (SC).
** Estacionamento gratuito

segunda-feira, 2 de julho de 2012

João Victor e Ricardo comandam a noite de inauguração da Fields




A tão aguardada noite de inauguração da Fields – O Sertanejo da Magia já tem atrações confirmadas. A dupla João Victor e Ricardo, de São José do Rio Preto/SP, virá para Florianópolis cheia de energia para tornar inesquecível a primeira noite da casa premium de música sertaneja.

João Victor e Ricardo vão cantar pela primeira vez na cidade e prometem fazer um show que não deixará ninguém parado com os hits “Eu montei uma zona, e daí?” e “Tara”, música atual de trabalho da dupla que tem participação especial de Bruno e Marrone.

Para esquentar o público, o palco da Fields estréia com o jovem cantor Fábio Dunk, que possui um repertório extremamente dançante e que certamente vai eletrizar a pista.

Atrações de sábado

No sábado (07) o palco da Fields recebe a dupla sertaneja recém formada Roberto Nunes & Alexandre.  Os dois artistas já eram amigos e agora juntaram os talentos para formar a dupla. Antes deles, o esquenta fica por conta de Tato e Ricardo.


Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba, é um dos sócios da Fields

Localização

O ritmo que domina o Brasil já tem endereço certo na capital catarinense. A Fields- O Sertanejo da Magia está localizada em pleno centro de Florianópolis, na Avenida Paulo Fontes, 1250 (prédio do Floripa Music Hall) e funcionará todas as quartas, sextas e sábados.

Valores de Ingressos:
Pista Masculino - R$ 80,00
Pista Feminino - R$ 40,00
Lista Pista Masculino - R$ 40,00
Lista Pista Feminina - R$ 20,00

Camarotes grupo: R$ 1600 com R$ 1200 em consumo

Mesa camarote: R$ 400 com R$ 320 de consumo

Ingresso individual Camarote:
Masculino R$ 120,00 com R$ 80 em consumo
Feminino R$ 60,00  com R$ 40,00 em consumo